Quem desafia os brasileiros a passarem o dia sem usar uma sacolinha plástica sequer é o Ministério do Meio Ambiente. Por quê? Bem, podemos dizer que o motivo é ser hoje, 15 de outubro, o Dia do Consumidor Consciente – e o desafio do dia recém criado pelo ministério é, justamente, não usar sacos plásticos.
Ou podemos explicar dizendo que você, sozinho, este ano, já gastou 528 sacolas plásticas.
Não sabia que o número era tão alto? Pense que, só no Brasil, são mais 33 milhões de sacolas por dia, ou 12 bilhões de saquinhos plásticos consumidos por ano. Em média, isso significa que são 66 sacolas por pessoa por mês.
Esses números por si só já parecem ser um bom motivo para levar sua eco bag ao supermercado hoje. Agora pense que, só em São Paulo, 40% das embalagens jogadas no lixo são sacolas plásticas – e que esses inocentes utensílios levam 400 anos para se decompor na natureza. Enquanto isso não acontece, elas matam, por ano, 100 mil animais no mundo – pássaros, peixes e mamíferos ingerem as sacolas ou se asfixiam com ela, por exemplo.
Foi para conscientizar as pessoas a respeito desses dados que o Ministério do Meio Ambiente, aproveitando o embalo da campanha “Saco é um Saco”, declarou que o dia de hoje é para não se usar sacolas plásticas (algo parecido com o Dia Mundial Sem Carro).
O objetivo não é acabar de vez com elas (afinal, 80% das sacolinhas viram saco de lixo doméstico), mas pensar melhor na necessidade e no destino dado a elas. Diminua o número de saquinhos no supermercado, leve sacolas de casa, recuse as embalagens quando não precisar delas e, o mais importante, envie para a reciclagem o que consumir.
Nada que as pessoas não saibam – mas não custa repetir, né?
Fonte: Planeta Verde