27 de setembro de 2010

Um dia sem sacolas plásticas...


Quem desafia os brasileiros a passarem o dia sem usar uma sacolinha plástica sequer é o Ministério do Meio Ambiente. Por quê? Bem, podemos dizer que o motivo é ser hoje, 15 de outubro, o Dia do Consumidor Consciente – e o desafio do dia recém criado pelo ministério é, justamente, não usar sacos plásticos.
Ou podemos explicar dizendo que você, sozinho, este ano, já gastou 528 sacolas plásticas.
Não sabia que o número era tão alto? Pense que, só no Brasil, são mais 33 milhões de sacolas por dia, ou 12 bilhões de saquinhos plásticos consumidos por ano. Em média, isso significa que são 66 sacolas por pessoa por mês.
Esses números por si só já parecem ser um bom motivo para levar sua eco bag ao supermercado hoje. Agora pense que, só em São Paulo, 40% das embalagens jogadas no lixo são sacolas plásticas – e que esses inocentes utensílios levam 400 anos para se decompor na natureza. Enquanto isso não acontece, elas matam, por ano, 100 mil animais no mundo – pássaros, peixes e mamíferos ingerem as sacolas ou se asfixiam com ela, por exemplo.
Foi para conscientizar as pessoas a respeito desses dados que o Ministério do Meio Ambiente, aproveitando o embalo da campanha “Saco é um Saco”, declarou que o dia de hoje é para não se usar sacolas plásticas (algo parecido com o Dia Mundial Sem Carro).
O objetivo não é acabar de vez com elas (afinal, 80% das sacolinhas viram saco de lixo doméstico), mas pensar melhor na necessidade e no destino dado a elas. Diminua o número de saquinhos no supermercado, leve sacolas de casa, recuse as embalagens quando não precisar delas e, o mais importante, envie para a reciclagem o que consumir.
Nada que as pessoas não saibam – mas não custa repetir, né?
Fonte: Planeta Verde

...Quando eu era criança,lembro-me com "nostalgia" ,o lixo de casa eram colocados em latas  de tintas,óleo e até de margarina(ainda lembro a marca na lata"CLAYBOM"(tipo 18 litros),dia de passar o caminhão do lixo,era uma festa!rsrsrs...os "lixeiros"como eram chamados na época,pegavam as latas (todos  usavam latas),eles jogavam os lixos dentro da "caçamba"do caminhão e jogavam as latas ao longo da rua,e nós (a criançada da rua)saíamos correndo atrás das "nossas" latas,era uma festa para a criançada!
Quem vivenciou isso,sabe do que estou falando,foi uma fase boa da minha vida,e hoje 30 e poucos anos após,vendo o que os sacos  plásticos estão prejudicando o Meio Ambiente,realmente vejo em todos os aspectos o bem que as "LATAS DE LIXO" fazia! 
Então galera,ECOBAG neles!!!


além de colaborar com o meio ambiente você fica na moda!
Eu amoooooo ecobags,eu saio sempre com uma e mais duas,rsrsrs,quero dizer (uma dentro da outra)
VAMOS LÁ PESSOAL!NÃO ESQUEÇA,15 DE OUTUBRO,vamos abrir mão do uso das sacolinhas plásticas.



3 comentários:

  1. Assim que as biodegradaveis entrarem no mercado, vai ficar mais facil.
    Olha? Já arrumei o link lá no blog viu?
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Cris, adorei a ideia de cada uma mostrar os cacarecos herdados! Vou organizar uma promoção, eu acho!Te aviso!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, querida amiga !

    Seu blog é maravilhoso ... os trabalhos são incríveis, aliás, como TUDO que vejo por aqui!

    Parabéns e, muito obrigada por compartilhar ideias geniais!!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir

adoro quando voce deixa um recadinho!